Em 1921, com base em sua ampla experiência clínica e em suas pesquisas, o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung concluiu que as diferenças no comportamento entre as pessoas resultam principalmente de atitudes e funções psíquicas que a consciência usa para fazer o reconhecimento do mundo exterior e orientar-se. São tendências inatas que cada pessoa tem de usar suas mentes de maneiras diferentes, e à medida que agem de acordo com essas tendências, elas desenvolvem padrões de comportamento.
Assim, os “tipos psicológicos” de Jung consistem num sistema de combinações entre atitudes e funções psíquicas, que formam grupos de pessoas com padrões de comportamento e reações semelhantes.
Existem duas atitudes principais: Introversão e Extroversão. O Extrovertido está dirigido para o mundo externo, para fora. Tem mais facilidade para se adaptar ao ambiente e é confiante com o mundo real, se sente bem em grupos e gosta de novidades, ideias, festas. O Introvertido tem um mundo interno mais rico. Prefere ficar só, com seus pensamentos e parece calmo e tranquilo.
Além das atitudes, Jung distinguiu quatro funções mentais básicas: duas racionais – Pensamento e Sentimento - que tem relação com a maneira como as pessoas tomam decisões; e duas irracionais – Sensação e Intuição - que tem relação com a maneira como as pessoas percebem o mundo.
Além dos tipos e funções mentais detectados por Jung, Isabel B.Myers e Katharine Briggs, criadoras do M.B.T.I., incluíram no instrumento uma outra dimensão da personalidade, relacionada com a maneira como a pessoa lida com o mundo exterior e como é por ele percebida. São as dimensões Julgamento e Percepção.
Com o MBTI , a combinação dessas atitudes e funções mentais dentro de 16 Tipos Psicológicos, fornece um importante apoio para o autodesenvolvimento dos indivíduos, oferecendo maneiras de melhorar a comunicação, identificar focos de conflito e facilitar os relacionamentos.
Já o M.B.T.I Step II, uma versão mais avançada do M.B.T.I., além de detectar o tipo psicológico, fornece informações sobre facetas comportamentais que refletem como os aspectos menos preferenciais da personalidade são expressos, considerando que os comportamentos podem refletir antigos hábitos resultantes do aprendizado social e desenvolvimento individual.
Nos processos de Orientação Vocacional e Orientação de Carreira, o M.B.T.I. é um importante recurso de autoconhecimento e consciência de si, levando a insights e conclusões que tornam o processo mais robusto e assertivo.