Essas são questões que podem surgir para pessoas de todas as idades, em todos os momentos de carreira, e devem ser olhadas com atenção e responsabilidade, pois podem ter grande impacto sobre as outras esferas da vida, como a familiar, a social e a financeira.
O objetivo da Orientação de Carreira é promover a autorreflexão e o autoconhecimento, auxiliando a pessoa a entender o momento profissional que está passando e se organizar para tomar decisões consistentes e maduras.
Como em todas as áreas da Psicologia, um processo de Orientação de Carreira deve ser conduzido por um psicólogo especializado na área, que poderá lançar mão de instrumentos e técnicas desenvolvidos especialmente para a demanda.
É do encontro de dois seres humanos genuinamente interessados e comprometidos que brotarão os insights e conclusões dos trabalhos de Orientação Vocacional e de Orientação de Carreira. Por isso, antes de mais nada, pressupõe-se o estabelecimento de uma aliança acolhedora, segura e estruturada com o cliente, que terá cerca de 8 encontros semanais com 1 hora de duração. Os encontros podem ser presenciais ou online.
A partir do estabelecimento desse vínculo, o trabalho seguirá conforme a demanda e as necessidades de cada um. Além das entrevistas clínicas, diversos instrumentos e objetos mediadores poderão ser utilizados no intuito de auxiliar o cliente a entrar em contato com seus aspectos subjetivos. Destacam-se nesse momento o questionário Minha História de Carreira, utilizado na proposta Life Design, e o instrumento M.B.T.I (Myers-Briggs Type Indicator).
Fale Comigo